domingo, 22 de novembro de 2009

Do Fundo do Coração (1982), de Francis F. Coppola



Eu nunca fui muito fã de musicais, mas há um que está entre os meus filmes preferidos: "One From the Heart", de Francis F. Coppola.
Coppola produziu este filme logo depois de "Apocalypse Now", e devido ao facto daquele filme ter custado muito dinheiro e ter tido uma produção muito acidentada, Coppola pretendia fazer um filme bem mais pequeno.
A idéia era fazer um filme romântico com a acção a passar-se numa Las Vegas artificial. O realizador quis dar um ambiente mais surreal ao filme, e começou a rodá-lo praticamente todo em estúdio. Cenários atrás de cenários começaram a ser constrúidos, tal como uma réplica tal e qual o Aeroporto de Las Vegas.
Em três anos, o orçamento do filme passou de 2 milhões para 27. 27 milhões para aquela altura era muito dinheiro, reparem como "O Extreminador Implacável" produzido dois anos anos mais tarde só custaria 6 milhões, e tem os efeitos que se sabe.
Como se esperava, o filme foi um fracasso. As receitas não chegavam nem a 1 milhão, e Coppola andou quase 20 anos a pagar dívidas feitas por este filme.
As críticas na altura também não foram muito famosas. Alguns críticos bateram forte e feio no filme, mas o tempo acabou por torná-lo num filme de culto.
Quando o vi pela primeira vez, algures ainda nos anos 80, fiquei fascinado, e continua a ser um dos meus filmes preferidos.
Tem uma maravilhosa banda-sonora de Tom Waits. Muito aconselhável.

1 comentário:

maria disse...

foi com este filme que conheci tom waits que aqui canta com a crystal gayle, tinha o album em vinil, um filme mto esquecido do copolla, tem um tratamento da cor absolutamente genial